Veja como evitar 7 clichês dos currículos

Na hora de montar um currículo, um candidato a emprego não pode apenas dizer que é "altamente qualificado" ou "criativo": é preciso mostrar, na prática, como essas características já foram usadas no trabalho. Uma pesquisa feita pela empresa americana OfficeTeam com 1.300 recrutadores nos Estados Unidos e no Canadá identificou sete dos clichês mais usados nos currículos, e como evitá-los.

"Um currículo cheio de clichês, mas com poucas especificações, não vai ser memorável para um recrutador", diz Robert Hosking, diretor-executivo da empresa. "As empresas querem exemplos concretos de objetivos profissionais alcançadas."

Veja abaixo a lista de sete clichês muito usados nos currículos, e como evitá-los:

"Altamente qualificado" - descreva seus feitos profissionais em empregos anteriores, para mostrar o que você pode fazer pela nova empresa.
"Esforçado" - explique exatamente como esse esforço foi aplicado: se, por exemplo, teve de lidar com prazos apertados, trabalhar com muitos projetos ou realizar tarefas que, a princípio, não eram de sua responsabilidade.

"Trabalhar bem em equipe" - saber atuar em conjunto com outras pessoas é necessário para qualquer função hoje, então dê exemplos de como você trabalhou com colegas ou profissionais de outros departamentos para atingir um objetivo.

"Solucionador de problemas" - seja específico ao descrever essa qualidade. Destaque uma situação difícil que você encontrou e como a resolveu.

"Flexível" - descreva como você se comportou durante uma grande mudança no trabalho ou lidou com aspectos imprevisíveis.

"Sociável" - as empresas querem profissionais com boa capacidade de comunicação, que consigam desenvolver uma relação de camaradagem com contatos internos e externos. Dê um exemplo de como você conquistou um cliente ou colega de trabalho desafiadores.

"Iniciativa" - mostre como você tomou a atitude quando viu um problema que precisava ser resolvido.
Publicado em 23/01/2013
Fonte: Site Folha de São Paulo

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.