Os aspectos gerais de manutenção das instalações elétricas de baixa tensão são tratados na seção 8 da ABNT NBR 14039, que estabelece a diretrizes básicas para as equipes de manutenção e operação. Entende-se por manutenção as ações que venham a contribuir para prever, evitar ou corrigir desvios de operação e continuidade de trabalho apresentado por uma instalação ou equipamento. Nos casos de ausência da ação corretiva, é possível que haja a diminuição ou a perda de desempenho e funcionamento de um equipamento ou do todo, o risco de parada de um processo e, principalmente, pode haver um risco à integridade física dos profissionais ou das pessoas que venham a ter contato direto ou indireto com essas instalações defeituoso.

No item 8.1 da norma está escrito que, antes da realização de qualquer serviço de manutenção, devem ser atendidas as prescrições gerais a seguir. Sempre que aplicável, a instalação a ser verificada deve ser desenergizada. Os casos em que não seria aplicável a desenergização podem estar relacionados com aspectos operacionais complexos ou custos elevados de paradas de produção e indústrias, centros de processamento de dados, áreas de segurança, etc. Além disso, podem existir questões de segurança e saúde das pessoas afetadas por essa parada do equipamento, como em instalações assistenciais de saúde, por exemplo. A NR 10 traz uma série de medidas para a segurança dos trabalhadores que executam serviços de manutenção em redes energizadas.

Assim como na NR 10, a norma NBR 14039 prescreve que, após a manobra de desenergização, caso ela ocorra, todas as partes vivas devem ser ensaiadas quanto a presença de energia mediante dispositivos de detecção compatíveis ao nível de tensão da instalação. Todo equipamento e/ ou instalação desenergizado deve ser aterrado, lembrando-se que, antes de proceder ao aterramento, deve-se garantir que não haja carga residual ou cumulativa, efetuando-se primeiro a sua descarga elétrica. Podem ser os casos de aterramento de capacitores e cabos de média tensão de grandes extensões. Após a desenergização, toda e/ou todo equipamento desenergizado de ser bloqueado e identificado.

Os dispositivos e as disposições adotados para garantir que as partes vivas fiquem fora do alcance podem ser retirados para uma melhor verificação, devendo ser impreterivelmente restabelecidos ao término da manutenção. Além disso, deve-se garantir a confiabilidade dos instrumentos de medição e do ensaio, calibrando-os conforme a orientação do fabricante. Os acessos de entrada e saída aos locais de manutenção devem ser desobstruídos, sendo obrigatória a inclusão de sinalização adequada que impossibilite a entrada de pessoas que não sejam BA4 e BA5 (conforme tabela 12 da ABNT NBR 14039), chamadas, respectivamente, de capacitadas e habilitadas na NR 10.

Qualquer manobra, programada ou de emergência, deve ser efetuada somente com a autorização de pessoas qualificada (BA5), sendo que, conforme 8.1.6, qualquer manobra deve ser efetuada por, no mínimo, duas pessoas, sendo que uma delas deve ser BA5. Assim como na NR 10, de acordo com a ABNT NBR 14039, é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva e Equipamentos de Proteção Individual apropriados, em todos os serviços de manutenção das instalações elétricas de média tensão, e os envolvidos no serviço devem ter conhecimento dos procedimentos que vierem a ser executados. As particularidades sobre manutenção de instalações elétricas de media tensão são tratadas no item 8.2 da NBR 14039.

A periodicidade da manutenção deve adequar-se a cada tipo de instalação, considerando-se, entre outras, a sua complexidade e importância, as influências externas e a vida útil dos componentes. Para efeito de exemplo de periodicidade da manutenção, os períodos de manutenção são relativamente pequenos, da ordem de poucos meses. Isso implica que, nos casos de instalações elétricas de média tensão, é imperativa a existência de um rigoroso plano de manutenção.

A falta de manutenção nas redes elétricas em geral (e particularmente naqueles que têm a presença de transformadores, para-raios, capacitores, disjuntores e seccionadores de média tensão) pode acarretar graves acidentes, sejam relativos aos choques elétricos ou aos incêndios e explosões. As empresas de manutenção de instalação elétricas devem contar com profissionais especializados e altamente treinados no assunto e equipamentos adequados, modernos e seguros para as funções a que se destinam.
Publicado em 02/08/2012
Fonte: Site Portal Banas Qualidade

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.