O estudo realizado com 130 empresas da grande São Paulo revela que entre os cargos de gerência e direção a profissão foi a que mais recebeu aumento salarial em 2011

O Datafolha, um dos mais renomados institutos de pesquisa do país, acaba de divulgar os resultados de um estudo elaborado para avaliar os reajustes de salários de 350 cargos, no ano passado. Entre as 130 empresas consultadas na Grande São Paulo, a carreira de auditor foi a mais valorizada no comparativo entre cargos de líderes, como gerentes, diretores ou chefes. O aumento médio de gerentes de auditoria, por exemplo, chegou a 11,1% mais que o dobro do obtido pelo menor reajuste que foi de diretor de RH.

Segundo o Datafolha, a valorização do auditor foi impulsionada pelo grande número de fusões e a realização de negócios e investimentos de empresas de médio e grande porte no país. Na opinião de Braselino Silva, diretor-presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil, essa é uma tendência mundial comprovada pela recente pesquisa CBOK divulgado pelo IIA Global que aponta que 50% das empresas pretendem investir e contratar mais profissionais do setor, nos próximos cinco anos.

“No Brasil a realização de eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada também são fatores que estão contribuindo para aquecer o mercado já que o trabalho de um auditor interno é fundamental para garantir transparência, e prevenir riscos de fraudes. Além disso, estes profissionais atuam no processo de fortalecimento da governança corporativa, trazendo resultados fantásticos para as empresas, sejam elas privadas ou estatais”, explica Braselino.

Em 2011, o jornal The New York Times publicou um levantamento feito pelo departamento de estudos econômicos do governo dos Estados Unidos divulgando um relatório com as 10 principais profissões em ascensão no país até 2018. A auditoria interna aparece na quinta colocação no grupo Financial Examiners, comprovando a tendência pela valorização da carreira no mundo. Atualmente estima-se que haja cerca de 40 mil auditores internos exercendo a profissão no Brasil.
Publicado em 27/03/2012
Fonte: Site Portal Banas Qualidade

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.