A versão da ISO 9001:2008 específica para a indústria automotiva (ABNT NBR ISO TS 16949) está em votação na ABNT. O interessante é que dá para baixar o arquivo do projeto da norma e assim dar uma olhadinha de como deve ficar a versa nova versão.

http://www.abntonline.com.br/consultanacional/default.aspx

Escolha a opção ABNT/CB-25 Qualidade, se cadastre e faça o login.

A consulta ficará no ar até 23/09/2010.


O que é a tal consulta nacional?

Quando surge a necessidade da normalização de determinado tema, a ABNT encaminha o assunto ao Comitê Técnico responsável, onde será exposto aos diversos setores envolvidos. Uma vez elaborado o Projeto de Norma com o assunto solicitado, ele é então submetido à Consulta Nacional. Neste processo, o Projeto de Norma, elaborado por uma Comissão de Estudo representativa das partes interessadas e setores envolvidos com o tema, é submetido à apreciação da sociedade. Durante este período, qualquer interessado pode se manifestar, sem qualquer ônus, a fim de recomendar à Comissão de Estudo autora a aprovação do texto como apresentado; a aprovação do texto com sugestões; ou sua não aprovação, devendo, para tal, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação.
Sendo assim, é muito importante contarmos com a sua opinião sobre o conteúdo dos Projetos em Consulta Nacional, para que possamos ter Normas Brasileiras que realmente representem os interesses da sociedade, bem como possam ser plenamente aplicadas e gerar todos os benefícios inerentes à normalização.
Participe, dando a sua contribuição - ela certamente ajudará na melhoria da qualidade de nossos documentos.

Fonte: ABNT

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.