Matéria exibida no programa Fantástico, da TV Globo, deste domingo, 15 de agosto, mostrou o teste realizado pelo Programa de Análise de Produtos do Inmetro em 20 marcas de canetas esferográficas disponíveis no mercado.

Foi realizada uma comparação entre a capacidade de escrita e o preço praticado por cinco marcas brasileiras, 13 chinesas, uma japonesa e uma malaia, totalizando 65% de marcas importadas. Os resultados encontrados, quando se comparou origem x capacidade de escrita, demonstraram que as canetas de origem nacional possuem uma capacidade de escrita maior do que as canetas importadas da China e de outros países.

Como não existe norma técnica específica para medir o desempenho das canetas esferográficas, foi elaborada uma metodologia visando a medir a quantidade de escrita, em metros, do produto. A média da capacidade de escrita das canetas nacionais foi de 1.639 metros, enquanto as chinesas e de outras procedências foi de, respectivamente, 1.164 m e 1.112 m, ou seja, as canetas de origem nacional escrevem em média 500 m a mais do que as chinesas e as de outras procedências.

Além disso, quando se comparou preço por capacidade de escrita, os resultados foram alarmantes. Para escrever, por exemplo, dez mil metros, o consumidor brasileiro está pagando, em média, seis vezes mais pela caneta importada.

É importante ressaltar que as diferenças encontradas na análise entre as amostras das canetas nacionais e as importadas, principalmente da China, são prejudiciais aos consumidores, principalmente àqueles que adquirem material didático escolar em grande quantidade, como escolas municipais e estaduais. O Inmetro desenvolve, juntamente com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MOPG), um Termo de Cooperação com o objetivo de melhoria das compras públicas. Caneta esferográfica foi um dos cinco itens, entre vários produtos, priorizados pelo Ministério para início do trabalho.

Diante dos resultados apresentados nesta análise, o Inmetro enviou os resultados para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para que possam ser apreciados e avaliados.

Acesse aqui o relatório do Inmetro.
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/canetas-esferograficas.pdf

Fonte: Inmetro

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.