A FNQ – Fundação Nacional da Qualidade já disponibiliza na internet a nova página do Banco de Boas Práticas (http://canal.fnq.org.br/BBP_FNQ/Biblioteca%20de%20WebPart/BBP_FNQ.aspx). O ambiente virtual foi lançado em 6 de maio, durante webcast realizado na sede da instituição, em São Paulo. O evento também contou com apresentações de práticas de sucesso da Heraeus Electro-Nite e da Nextel Brasil.

A página proporciona maior interatividade aos internautas que querem conhecer as práticas de gestão adotadas por empresas que seguem os fundamentos de excelência disseminados pela FNQ.

Segundo o coordenador de Processos de Avaliação e Premiação, Gustavo Utescher, o ambiente também oferece o cadastro de novas práticas. “Uma das novidades é que, a partir de agora, as empresas fazem o cadastro de suas ações e podem acompanhar o status para a divulgação no site. Além disso, os internautas podem enviar comentários e sugestões”, explica.

O aplicativo para Busca é outra novidade. Nesse espaço, é possível pesquisar qualquer assunto relacionado a gestão, por meio de uma única palavra-chave.

Criado em 2006, o Banco de Boas Práticas apresenta práticas empresarias de sucesso. Em 2009, a página registrou 3 mil acessos por mês, em média.

Para Utescher, a meta para 2010 é divulgar práticas de todas as regiões brasileiras. “Queremos atingir todo o território nacional. Hoje, contamos com 547 práticas, de 138 empresas, distribuídas em 20 Estados”, conclui.

Casos de sucesso - Durante o webcast em São Paulo, o coordenador de gestão de Qualidade da Heraeus Electro-Nite, Carlos Eduardo Maineti, apresentou uma prática adotada pela empresa alemã, líder mundial no fornecimento de produtos para medição de metais em estado líquido.

A multinacional identificou deficiências na qualidade de alguns produtos fornecidos por empresas brasileiras. “A maioria dessas empresas é pequena; por isso, era incomum elas terem um plano de gestão que assegurasse sua sobrevivência no mercado. Tínhamos receio dessa situação, porque não podíamos correr riscos de falta de matéria-prima”, lembra o gerente.

Para solucionar o problema, foi criado em 2006 o Prêmio Fornecedor do Ano, que reconhece as três melhores empresas.

“Além dos troféus, realizamos palestras de capacitação e divulgamos o planejamento do ano seguinte, para que as empresas possam se alinhar às novas ações. Além disso, entregamos um manual e fazemos uma pesquisa de satisfação sobre nossa empresa”, explica Maineti. “Desde a implementação, houve uma melhoria significativa nos produtos.”

Nextel – O gerente de Qualidade da Nextel, Sergio Castejon, também participou do webcast e apresentou uma prática adotada pela empresa desde 2004, sob o nome Usuário Misterioso. A Nextel seleciona um grupo que usa gratuitamente os produtos da operadora e, em seguida, avalia os serviços.

“É possível ter clientes satisfeitos por meio de processos capazes de atender as expectativas dos usuários. Por isso, sentimos a necessidade de fazer algo para conhecer o olhar do cliente”, afirma Castejon.

Com mais de 24 milhões de usuários nas Américas, a Nextel tem um grau de satisfação 16% acima da média de seus concorrentes no Brasil.

Desde 1997 no país, a empresa já investiu 5,3 bilhões e apresenta, desde 2006, crescimentos de 40% ao ano, em média.

Fonte: http://www.fnq.org.br/

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