SEIS SIGMA

O seis sigma é uma técnica relativamente nova criada pela Motorola na década de 80. Essa técnica utiliza como base para análise e decisões as ferramentas da estatística como gráficos e diagramas.

É importante salientar que o seis sigma não criou nada de novo ou diferente, apenas utilizou-se de metodologias anteriores como a qualidade total, garantia da qualidade e gerenciamento de processos. O que o seis sigma fez, foi juntar tudo isso de forma coerente e muito lógica.

O seis sigma é aplicável tanto em indústrias de manufatura, como também em empresas de serviços como bancos, empresas do setor de transportes, fornecedores de serviços para indústrias etc.

Com o Seis Sigma implantado corretamente teremos um processo que não gera mais do que 3,4 defeitos por milhão de oportunidades.

Entenda defeitos como problemas em geral e sabemos que todas a empresas têm problemas, veja alguns:

* Perda de mercado
* Gastos Exagerados
* Devoluções
* Faturas não pagas no tempo certo
* Previsões não confiáveis

Com a aplicação do Seis Sigma os problemas são analisados até que suas causas sejam realmente identificadas, sendo assim, implementar o seis sigma cria em uma organização a cultura interna de indivíduos preocupados com a qualidade e educados para uma metodologia padronizada de caracterização, otimização e controle de processo.

Seis Sigma é uma estratégia de melhoria da competitividade e rentabilidade, que fornece uma série de técnicas e ferramentas estatísticas para eliminar desperdícios e obter melhorias extraordinárias na qualidade e produtividade.

No patamar de qualidade Seis Sigma, as ocorrências de falhas nos processos são reduzidas a menos de 3,4 peças defeituosas por milhão de unidades produzidas. Tradicionalmente, as empresas toleram processos com desempenho nos níveis 3 e 4 sigma, com falhas entre 6.200 e 67.000 partes por milhão. Empresas que conseguiram evoluir do nível 3 para o nível 6 sigma reportam reduções de custos equivalentes à cerca de 20% de sua receitas brutas.

A abordagem Seis Sigma tem se mostrado valiosa para todos os tipos de organizações: indústria, comércio, serviços e governo.  Os benefícios alcançados por estas organizações incluem:

* Redução do tempo de ciclo
* Melhoria na satisfação dos clientes
* Melhoria da produtividade
* Aumento da capacidade de produção
* Redução de defeitos e falhas
* Eliminação de desperdícios
* Redução de estoques

Serviços de consultoria abrangem o treinamento e capacitação nas técnicas e ferramentas Seis Sigma; apoio e orientação no planejamento, lançamento e execução dos projetos de melhoria da qualidade e produtividade.

O Programa Seis Sigma de Melhoria da Qualidade adota uma abordagem de treinamento intensivo, preparando rapidamente as pessoas que conduzirão os projetos de melhoria. Os treinamentos são planejados de acordo com as necessidades de cada cliente. A abordagem é totalmente pragmática.

Os participantes passam por um aprendizado em sala de aula, em seguida aplicam o que aprenderam sob a orientação consultores experientes, até completarem um projeto de melhoria com sucesso. Completado o ciclo, estas pessoas estarão capacitadas a conduzirem novos projetos, ampliando as iniciativas de melhoria da qualidade e produtividade. O objetivo final é acelerar a obtenção de melhoria de resultados e criar um movimento interno de fortalecimento da competitividade e rentabilidade de forma contínua, abrangente, sustentada e econômica.
O ciclo DMAIC, muito semelhante ao PDCA Plan, Do, Check, Act, (Planejar, Fazer, Checar e Agir) é o coração do seis sigma , porém tem suas peculiaridades.

* Definir formalmente o problema, oportunidade, objetivos inclusive de redução de custo e processo envolvido;
* Medir obter os dados iniciais do processo focado;
* Analisar determinar as relações entre os efeitos e as causas raiz;
* Implementar Melhorias propor, testar e implementar melhorias;
* Controlar estabelecer controles nas causas raiz críticas identificadas e monitorar seus efeitos;

O Seis sigma envolve mudança de cultura na empresa, por isso muitas vezes enfrenta forte resistência por parte dos colaboradores. A empresa que estiver pensando em implantar o Seis sigma deve saber em que estágio de maturidade está, para  não ter surpresas sobre os resultados alcançados no futuro.
Com o seis sigma implantado, existe mais facilidade para projetos da norma ISO e vice-versa, pois certas ferramentas como fluxograma de processos, FMEA, entre outras, são características nos dois tipos de metodologias.

Com sua forte ênfase na ação imediata, a metodologia Seis Sigma assegura, no curto prazo, o retorno dos investimentos em capacitação sob a forma de redução de custos e crescimento de receitas.
Fonte: Site Qualidade.com.br

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.