O 5º S dos 5S – Senso de autodisciplina ou Shitsuke

O Senso de Autodisciplina ou Shitsuke é o 5º S do Programa 5S’s. Esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o auto-desenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com a prática dos “4S” anteriores.

Para conquistar a ordem mantida é preciso exigir de cada pessoa uma autodisciplina constante, muita determinação para manter as conquistas das etapas anteriores e pontualidade nos compromissos assumidos.  A ordem mantida é uma facilitadora para libertar a energia criativa e tem como objetivo levar à realização plena das coisas comuns.

Nessa etapa, é preciso cumprir rigorosamente com aquilo que foi estabelecido. Esse senso exige:

* O comprometimento dos colaboradores.
* A ética em primeiro lugar.
* Ter educação, paciência e responsabilidade.
* Respeito às normas e procedimentos.
* Melhoras na comunicação.
* Delegação de responsabilidades e atribuição de autoridades.

Para começar a colocar em prática o 5º S:

* Crie procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos.
* Seja claro e objetivo na comunicação.
* Cumpra os horários marcados para cada compromisso.
* Estabeleça sempre o porquê da execução de determinada tarefa.

Com o Senso de Autodisciplina implantado, é chegada a hora de verificar se nada ficou para trás:

* Há algum material fora do lugar?
* Há material bom perto de objetos inúteis?
* Há excesso de material de expediente?
* Os materiais/equipamentos estão organizados, identificados e limpos?
* A apresentação do pessoal (uniforme/vestuário) demonstra asseio?
* O relacionamento entre os colegas é bom?
* Os EPI’s estão sendo usados?

Tudo verificado? Agora é manter o trabalho realizado até aqui e colher os benefícios do Senso de autodisciplina:

* Melhoria contínua da empresas e pessoal.
* Prevenção de perdas oriundas de processos não padronizados.
* Melhoria da disciplina e da ética.
* Melhor qualidade de vida.
* Cultivo de bons hábitos.
* Presença do trabalho em equipe, com método e maior segurança e qualidade.
* Conscientização da responsabilidade em todas as tarefas.
* Serviço dentro dos requisitos de qualidade.
* Desenvolvimento pessoal.
Escrito por Sonia Jordão
Publicado em 21/07/2011
Fonte: Site Qualidade Brasil

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.