Novo sistema de classificação hoteleira

Esta nova classificação demandará profissionais da área de Qualidade. Vamos ficar atentos. Boa leitura.
___________________________________

MTur e entidades do setor discutirão nova classificação hoteleira através de oficinas. Com processo participativo, os interessados poderão enviar sugestões e contribuições.

O Ministério do Turismo, em parceria com as entidades do setor, está realizando uma série de oficinas por todo o Brasil para discutir o novo sistema de classificação hoteleira. Trata-se de um importante passo para possibilitar a competitividade justa entre os meios de hospedagem do país e auxiliar os turistas em suas escolhas.

Recentemente, com a explosão do turismo no mundo esta necessidade de padronização, sistematização e, propriamente, a classificação de padrões de qualidade aumentou, o que levou vários países a renovar e modernizar seus sistemas de classificação como estratégia de promover e assegurar a sua competitividade no mercado global altamente disputado. Assim, a exemplo de vários países, tais como França, Portugal, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Chile, Peru e outros, o Brasil está construindo de forma participativa o seu sistema de classificação hoteleira.

Esses sistemas de classificação são largamente utilizados e reconhecidos para divulgar informações fidedignas. O estudo realizado para a construção do novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem identificou que na grande maioria dos casos os Sistemas são voluntários com reconhecimento oficial pelo Estado, exatamente conforme o modelo proposto no Brasil.

Além da necessidade natural de termos um sistema eficiente, disponível para os turistas brasileiros e estrangeiros, temos situações especiais que exigem um bom preparo da hotelaria brasileira: A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O processo de reformulação está sendo realizado de forma participativa, aberta e transparente, mediante a realização de encontros com a presença dos setores envolvidos. Assim, foram especificamente convidados o empresariado, incluindo as suas entidades representativas, a academia, os profissionais, os diversos níveis de governo, órgãos de fomento, representantes do poder legislativo e todos os membros do Conselho Nacional do Turismo.

As matrizes resultantes das oficinas são submetidas a um período de consulta em que os interessados poderão enviar sugestões e contribuições, inclusive pela Internet. As matrizes finalmente serão consolidadas incorporando as diversas contribuições recebidas durante o processo de construção.

Os princípios norteadores do trabalho são: consistência, transparência, legalidade, simplicidade, agregação de valor, imparcialidade, melhoria contínua e flexibilidade. As novas matrizes contarão com requisitos mandatórios (requisitos mínimos a serem atendidos pelo Meio de Hospedagem para a classificação) e requisitos eletivos (requisitos opcionais a serem atendidos pelo Meio de Hospedagem para a classificação, sendo que o Meio de Hospedagem deve atender a 30% do total de requisitos eletivos disponíveis, a sua livre escolha, para cada conjunto de requisitos (sustentabilidade, infraestrututa e serviços).

A Matriz para Classificação de Resorts, resultado da Oficina realizada em Salvador nos dias 22 e 23 de março, ficará disponível para contribuições até o dia 15 de abril de 2010, e a Matriz para Classificação de Hotel Fazenda, resultado da Oficina realizada em Porto Cercado/MT nos dias 30 e 31 de março, ficará disponível para contribuições até o dia 03 de maio de 2010 (CONSULTE A COLUNA AO LADO DIREITO DESSA PÁGINA). As contribuições deverão ser enviadas conforme tabela disponibilizada para o endereço eletrônico classificacao@turismo.gov.br. Contribuições enviadas com campos faltantes ou fora da tabela não serão aceitas.

Fonte: Inmetro

0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.